O sistema atual, onde governos emitem moeda e regulam as operações financeiras, tem virtudes e vícios.
Entre as virtudes, talvez a maior, seja haver um governo regulando e atuando como garantidor o que torna possível operações de crédito de médio e longo prazo.
Quanto aos vícios, assim como as virtudes, estão diretamente relacionados com a forma como os governos fazem essa regulação.
Entre eles, podemos enumerar:
- Países mais ricos tem enormes vantagens.
- Politicas ruins favorecem operações de caráter especulativo em detrimento da atividade produtiva.
- Não há privacidade, governos podem usar o sistema financeiro para perseguir pessoas.
- A burocracia cria barreiras favorecendo certos grupos em detrimento de outros.
Bitcoin tem pouco lastro
O lastro de uma moeda, seja ela em papel ou virtual, tem componentes subjetivos e objetivos, são eles:
- Subjetivos: confiança no governo e/ou no sistema.
- Objetivos: Volume de negócios (produtos e serviços) e infraestrutura (bancos, operadoras de cartão, financeiras etc).
Como não existem bancos nem operadoras de crédito, o componente objetivo do bitcoin está ancorado na infraestrutura de mineração e operação do blockchain.
O elo fraco é o volume de negócios, o valor do Bitcoin saltou de U$800 em julho/2016 para U$6000 em Out/2017, mas o volume de negócios reais, produtos e serviços, não acompanhou esse crescimento. Isto é, foi um crescimento artificial, meramente especulativo.
Como se proteger do "Ataque Especulativo" ?
A especulação elevou artificialmente o valor do bitcoin frente ao dólar criando uma bolha que pode estourar a qualquer momento. A melhor forma de se proteger é não acumular bitcoins, quem recebe nesta moeda deve fazer a moeda circular ou operar o cambio para moeda local (R$) regularmente, uma vez por dia seria razoável. Dessa forma, no pior caso, as eventuais perdas estariam relacionadas a um dia de operação.
O mercado deve abandonar o Bitcoin ?
Não deve. O caso do Wikileaks é uma referencia. Quando Julian Assange foi considerado inimigo de estado pelo governo dos EUA, todas as suas contas pessoais e do site foram bloqueadas inviabilizando seu funcionamento. Eventuais doadores eram considerados inimigos também.
Somente os pagamentos / doações feitos em bitcoins, que são anônimos por definição, continuaram fluindo e ajudaram a financiar suas atividades.
Nenhum comentário :
Postar um comentário