terça-feira, 15 de agosto de 2017

O mérito do Seu barriga

Seu Barriga, personagem
do famoso seriado Chaves,
cobrando o aluguel.
Há muitos anos circula uma anedota sobre um tal professor, que ao ser confrontado por seus alunos, resolveu mostrar "na prática" o que era socialismo.

Segundo ele, no socialismo, tudo, independentemente do esforço, deve ser dividido igualmente.

A partir dessa premissa, ele propôs que a nota de cada aluno seria a média das notas da sala.

No fim da estória, os alunos perderam a motivação, pois sabiam que o resultado do seu esforço seria dividido com quem não estudou, e a turma toda foi reprovada.

Assim como tantos boatos, essa narrativa vem circulando pelos grupos de Whatsapp e redes sociais espalhando desinformação.

O artifício do autor é recortar um pequeno pedaço da realidade para justificar o todo. É como olhar para um aquário e concluir que uma baleia não pode existir, pois obviamente não caberia ali.

No universo da sala de aula, a riqueza é a nota da prova, que é resultado única e exclusivamente do esforço individual. Portanto, não faz absolutamente nenhum sentido dividir isso entre os outros alunos.

Porém, no mundo real, a maior parte da riqueza é obtida a partir dos recursos naturais. As grandes fortunas vem do petróleo, minérios, da água, do uso da terra e dos animais.

Não existe absolutamente nenhum mérito em ser o dono de um latifúndio ou de um poço de petroleo, principalmente quando se leva em conta que essa titularidade, em grande parte das vezes, é hereditária.

O socialismo prega que esses recursos sejam distribuídos de forma que ninguém passe fome e que todas as crianças tenham suas necessidades básicas minimamente atendidas, algo que o sistema atual falhou completamente.

Por fim, vejamos o caso do Seu Barriga.

O avô dele era muito rico, dono de escravos. Seu pai herdou suas terras e imóveis que, por sua vez, foram dividos com Seu Barriga e seus irmãos.

O trabalho do Seu Barriga é: um dia por mês cobrar o aluguel daqueles que moram nos imóveis que ele herdou do seu avô. Qual é o mérito dele ?

Nenhum comentário :